CRAS


CRAS

 

Coordenadora: Marilaine De Moraes
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 224 – Bairro Nossa Senhora Aparecida, CEP: 99.590-000
E-mail: assistência@rondinha.rs.gov.br
Telefone: (54)3365-1289
Horários de atendimento:
MANHÃ: 07h45min às 11h30min / TARDE: 13h00min às 17h15min

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, está localizado no único bairro da cidade, Bairro Nossa Senhora Aparecida, atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é responsável pela oferta e serviços da Proteção Social Básica.  Principal serviço ofertado pela CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Os principais serviços ofertado pelo CRAS são o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Estes consistem em um trabalho de caráter continuado que visam fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

São desenvolvidos trabalhos grupais, proporcionando o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, encaminhamentos diversos quando necessário a todo grupo familiar, espaço coletivo de escuta, troca de experiências e o acesso a todos os serviços de rede e socioassistenciais.

Tendo como público famílias em situação de vulnerabilidade social, o PAIF procura prioritariamente atender beneficiários que enquadram-se em critérios de programas de transferência de renda e serviços sócio assistenciais, oferecendo suporte as famílias que possuem dentre seus membros pessoas com deficiência e idosos em situação de fragilidade.

O SCFV vem contribuir no trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. São considerados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o serviço para crianças até 6 anos, o serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o serviço para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e o serviço para idosos.

Anexos