Alistamento Militar

  • Publicado em: 10/12/2021 às 00:00   |   Imprimir

 

 

Alistamento Militar

Quando
O alistamento militar deverá ser feito de Janeiro a Junho. O alistamento é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 (dezoito) anos de idade. Isto vale também para os cidadãos brasileiros que residem no exterior. (Ex. Cidadãos que nasceram em Dezembro de 2004 se alistam no ano de 2022).

Onde
Para quem é da classe atual, ou seja, aqueles que nasceram em 2004 (atualizado em 2022), o alistamento deve ser feito pela INTERNET, nesse site ALISTAMENTO ONLINE e ou na JSM 062 (PREFEITUA DE RONDINHA) e acompanhar o seu alistamento pelo mesmo site, até receber o dia, hora e local de apresentação para as forças armadas.

Para os demais cidadão de classes anteriores e em atraso, o alistamento militar deverá ser feito na sede da Junta de Serviço Militar (JSM) somente para os cidadãos residentes em Rondinha-RS.

Endereço: Avenida Sarandi, 646 - Centro
Horário de Atendimento:
Manhã das 07h:45min às 11h30min
Tarde das 13h00min às 17h15min (exceto feriados e Fim de semana)

O que Trazer
Documentos necessários:

1- carteira de Identidade
2 - Cadastro de Fessoa Fisica - CPF
3 - 1 (uma) foto 3 x 4 e
4 - Certidão de Nascimento


Mais:
5 - Comprovante de Residência de Rondinha-RS;


Após o Alistamento
Após ter-se alistado, o cidadão acompanhará a marcação do dia, hora e local de apresentação para a Seleção Geral pelo site: www.alistamento.eb.mil.br 

Adiamentos
Caso o cidadão deseje adiar a sua apresentação na Seleção Geral o mesmo deve se enquadrar em algum dos casos descritos na sessão de Adiamento de Incorporação.

 

O serviço Militar Inicial é dividido em 5 (cinco) etapas:

1ª Alistamento

De 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.
 

2ª Seleção Geral

De agosto a novembro. Nesta etapa, os jovens selecionados realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.

Para saber se foi selecionado, a data para o comparecimento à Comissão de Seleção e o local de apresentação devem ser consultados no site alistamento.eb.mil.br.
 

3ª Designação

Etapa em que o jovem será designado para se apresentar em uma organização militar, atendendo às necessidades das Forças Armadas.
 

4ª Seleção Complementar

Já na Organização Militar designada, o jovem, nesta etapa, fará novos exames e entrevistas para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os cidadãos que irão servir.
 

5ª Incorporação

Etapa final. O jovem é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.

Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas. Adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo. Habitua-se aos horários e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Armada na prestação do Serviço Militar.

 Quero me Alistar